A Unicamp promove pela primeira vez a Virada Transcultural, um evento que contará com mesas-redondas, performances e apresentações musicais, a fim de chamar atenção para a necessidade de haver cotas para o ingresso, no ensino superior, da população trans. A proposta de adoção de cotas trans deve ser votada na próxima reunião do Conselho Universitário (Consu), no dia 1º de abril. Enfrentando altos índices de violência e discriminação, além de taxas alarmantes de baixa escolaridade por desistência escolar, muitos transexuais deparam-se com barreiras quase insuperáveis no acesso à educação superior.
94 reproduções
94 reproduções
A Universidade de Brasília aprovou cotas para o ingresso de pessoas trans nos mais de 130 cursos de graduação. A medida foi aprovada dia 17 de outubro, durante reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UnB. Ao todo serão 2% das vagas destinadas à pessoas trans em todas as modalidades de graduação. A expectativa é que as cotas entrem em vigor nos próximos editais de 2025.
88 reproduções
88 reproduções
Sessão Solene do Conselho Universitário. Posse do Reitor e Vice Reitor da USP.
12 reproduções
12 reproduções
A 18º edição do evento Unicamp de Portas Abertas é um dos assuntos do programa “Conversa com o reitor”. O professor Antonio José de Almeida Meirelles conta sobre sua trajetória na Unicamp como aluno e docente e fala sobre o tema da UPA, “A Educação Transforma”. Na entrevista, Meirelles também destaca a aprovação de cotas étnico-raciais na pós-graduação da Unicamp e comenta a realização de dois eventos importantes da semana: o seminário “Emergência Climática: o que a universidade deve fazer para enfrentá-la, já?” e o “Curso de Estudos Latino-Americanos” (Celan).Saiba mais sobre o Celan: https://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2023/07/24/curso-reune-unicamp-e-sete-universidades-argentinasSaiba mais sobre o Seminário: https://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2023/08/15/especialistas-discutem-saidas-para-emergencia-climaticaFicha técnica:Produção: Elisete SilvaApresentação: Patricia LaurettiDireção de Imagem: João Ricardo - BoiImagens: Jorge CalhauEdição: Kleber CasabllancaCapa: Paulo Cavalheri
467 reproduções
467 reproduções
132 reproduções
O documentário "Educação em Transe - E o Professor de Geografia?" trata-se de uma montagem com 55 depoimentos de estudantes da FFLCH-USP relatando suas impressões e reflexões após o contato com os espaços da escola pública durante os estágios de Licenciatura. Dirigido por Leonardo Gâmbera, que é estudante de pós-graduação, e proposto pela Profª. Drª. Maria Eliza Miranda, o filme registra a esperança e a desesperança no futuro da profissão docente e a constatação das contradições que marcam a educação pública no Estado e Município de São Paulo. Nesse contexto, os estudantes percebem a distância entre os espaços da tradição acadêmica e os espaços da sala de aula nas escolas como representação da sociedade. Os aspirantes a professores refletem sobre a educação e a profissão que escolheram. Por que ser professor? Qual o papel do ensino de Geografia na forma ção das futuras gerações? Vale a pena lecionar na escola pública? As respostas extraídas da prática são uma amostra de um universo em que não há espaço para ilusões.
42 reproduções
42 reproduções
O professor Luiz Nunes de Oliveira, representante da categoria docente dos Professores Titulares no Conselho Universitário da Universidade de São Paulo, irá esclarecer o processo e os procedimentos envolvidos no sistema de escolha do Reitor e Vice-Reitor da USP, apresentando importantes propostas que estão sendo debatidas dentro deste tema.
27 reproduções
27 reproduções
184 reproduções
120 reproduções