VÍDEO 00:02:55
Eduardo Martins - Jazz dance | Mostra de dança #DireitoaCulturaNasQuebradas | 15º Verão UFMG
Eduardo Martins - Jazz dance | Mostra de dança #DireitoaCulturaNasQuebradas | 15º Verão UFMG

Eduardo Martins é um dos artistas convidados da mostra de dança #DireitoaCulturaNasQuebradas, atividade do 15º Festival de Verão UFMG. O Festival é um evento cultural de caráter acadêmico e não possui finalidade lucrativa. Veja a programação completa em https://www.ufmg.br/festivaldeverao Fala do artista*: A observação da nossa cosmovisão pode nos levar ao entendimento de que fomos privados de acessar outras culturas, outras formas de nos expressar artisticamente. Enquanto uma forma de se ligar à religião te enclausura, outra te abraça e permite explorar cada canto do seu ser. Nesse processo de autoconhecimento, deparo-me na ancestralidade presente na forma como eu danço. A forma como negros afro-americanos dançavam – nos campos de algodão, nas praças e nos quilombos – nos conecta ao que hoje é apresentado como jazz dance. Essa obra contempla o resgate da ancestralidade, presente numa modalidade que foi embranquecida ao longo das décadas, mas que retorna ao seu lugar de origem: o corpo preto. *Os textos aqui expostos manifestam a opinião dos artistas.

19 reproduções

19 reproduções

VÍDEO 00:02:14
Rian Filipe - Danças africanas | Mostra de dança #DireitoaCulturaNasQuebradas | 15º Verão UFMG
Rian Filipe - Danças africanas | Mostra de dança #DireitoaCulturaNasQuebradas | 15º Verão UFMG

⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠Rian Filipe é um dos artistas convidados da mostra de dança #DireitoaCulturaNasQuebradas, atividade do 15º Festival de Verão UFMG. O Festival é um evento cultural de caráter acadêmico e não possui finalidade lucrativa. Veja a programação completa em https://www.ufmg.br/festivaldeverao Fala do artista*: Esse trabalho mostra como somos culturalmente afetados pela falta de acesso e pouco incentivados a pesquisar sobre culturas africanas. A escassez de informações gera falta de interesse, de identificação e até intolerância, contribuindo para que os corpos negros permaneçam historicamente em uma posição de inferioridade. Estatisticamente, 54% da população brasileira é negra. Ainda assim, aprendemos sobre a união europeia, revolução francesa, período colonial etc, e raramente sobre as religiões, costumes, danças e toda a riqueza cultural presente no continente africano. Continente esse que tem forte relação e influência sobre todo o mundo. A reflexão aqui é sobre lugar de identificação, potência cultural e poder de transformação, inseridos no saber e nas nossas ações. *Os textos aqui expostos manifestam a opinião dos artistas. *Os textos aqui expostos manifestam a opinião dos artistas.

20 reproduções

20 reproduções

VÍDEO 02:15:12
Movências + Mostra de dança #DireitoaCulturaNasQuebradas | 15º Festival de Verão UFMG
Movências + Mostra de dança #DireitoaCulturaNasQuebradas | 15º Festival de Verão UFMG

⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠Serão duas rodas de conversa, na sequência: Às 19h, acontece a "Movências em experiências artísticas e culturais", na qual o curador da #exposição "Movências: (trans) figurações.livro.tempo", Wilson de Avellar troca ideias e experiências com os artistas e convidados da exposição. "Movências" é um projeto especial do #Festival de Verão, cujo objetivo é revelar o talento de criadores e jovens artistas de Belo Horizonte que circulam, trabalham, estudam e integram ações artísticas e culturais no entorno da Praça da Estação. Às 20h, tem início a mostra de dança #DireitoaCulturaNasQuebradas, com sete dançarinos, negros e negras, da cena de BH, que vão traduzir em forma de conceito coreográfico, uma reflexão acerca da sua trajetória e do tema “Direito à cultura nas quebradas”.

24 reproduções

24 reproduções

VÍDEO 00:02:19
Ramsés de Paula - Samba | Mostra de dança #DireitoaCulturaNasQuebradas | 15º Festival de Verão UFMG
Ramsés de Paula - Samba | Mostra de dança #DireitoaCulturaNasQuebradas | 15º Festival de Verão UFMG

Ramsés de Paula é um dos artistas convidados da mostra de dança #DireitoaCulturaNasQuebradas, atividade do 15º Festival de Verão UFMG. O Festival é um evento cultural de caráter acadêmico e não possui finalidade lucrativa. Veja a programação completa em https://www.ufmg.br/festivaldeverao Fala do artista*: A sociabilidade de um indivíduo depende não somente de sua essência, suas experiências e suas referências individuais. Ela depende da construção de um ambiente, no qual cada corpo, com sua particularidade, traga uma experiência significativa para a sociedade. Esses movimentos peculiares e contextuais trazem à tona o cruzamento contínuo de várias pessoas que são estereotipadas pela sociedade e gritam no silêncio de seus corpos.Os textos aqui expostos manifestam a opinião dos artistas.

57 reproduções

57 reproduções

VÍDEO 00:02:02
Lázara dos Anjos - Vogue | Mostra de dança #DireitoaCulturaNasQuebradas | 15º Festival de Verão UFMG
Lázara dos Anjos - Vogue | Mostra de dança #DireitoaCulturaNasQuebradas | 15º Festival de Verão UFMG

Lázara dos Anjos é uma das artistas convidadas da mostra de dança #DireitoaCulturaNasQuebradas, atividade do 15º Festival de Verão UFMG. O Festival é um evento cultural de caráter acadêmico e não possui finalidade lucrativa. Veja a programação completa em https://www.ufmg.br/festivaldeverao Fala da artista*: A proposta dessa performance é relatar o corpo que vem antes do consumo. O corpo que é censurado e que nunca sai de trás das cortinas para o grande público. *Os textos aqui expostos manifestam a opinião dos artistas.

45 reproduções

45 reproduções

VÍDEO 00:02:07
Fabi Silva - Dancehall | Mostra de dança #DireitoaCulturaNasQuebradas | 15º Festival de Verão UFMG
Fabi Silva - Dancehall | Mostra de dança #DireitoaCulturaNasQuebradas | 15º Festival de Verão UFMG

Fabi Silva é uma das artistas convidadas da mostra de dança #DireitoaCulturaNasQuebradas, atividade d0 15º Festival de Verão UFMG. O Festival é um evento cultural de caráter acadêmico e não possui finalidade lucrativa. Veja a programação completa em https://www.ufmg.br/festivaldeverao Fala da artista*: Neste trabalho, a artista expressa por meio da música MY DREAM do cantor Nesbeth, o sonho inspirado em Martin Luther King de viver uma vida em que possamos sonhar, alcançar nossos objetivos e construir uma trajetória feliz e não solitária. A cultura é um direito universal e, aqui, a artista apresenta uma construção coreográfica com movimentações da cultura jamaicana dancehall, dialogando com a letra da música, o ambiente, a sua ancestralidade e o seu filho Alex. Ela acredita que o meio mais comum de transmissão e acesso à cultura é o compartilhamento de pais para filhos e entre todos da comunidade em que vivemos.Os textos aqui expostos manifestam a opinião dos artistas.

11 reproduções

11 reproduções

VÍDEO 00:02:17
Thais Cristina - Funk brasileiro | Mostra de dança #DireitoaCulturaNasQuebradas | 15º Verão UFMG
Thais Cristina - Funk brasileiro | Mostra de dança #DireitoaCulturaNasQuebradas | 15º Verão UFMG

Thais Cristina é uma das artistas convidadas da mostra de dança #DireitoaCulturaNasQuebradas, atividade do 15º Festival de Verão UFMG. O Festival é um evento cultural de caráter acadêmico e não possui finalidade lucrativa. Veja a programação completa em https://www.ufmg.br/festivaldeverao Fala da artista*: O trabalho visa colocar em evidência o funk brasileiro na sua forma macro: como cultura que nasce no gueto, nas favelas brasileiras, mas que se expande para o mundo, influenciando diferentes culturas. Além de cultura, funk "é lazer, é político, é consciência" e também oportunidade de inserção social. No corpo de uma mulher, o funk também representa empoderamento, liberdade, força e voz que busca por mais representatividade e que combate diariamente o machismo. O lugar de fala, aqui, também é sobre mulheres que buscam grandes oportunidades, vivenciando a cultura funk na sua forma mais abrangente. *Os textos aqui expostos manifestam a opinião dos artistas.

40 reproduções

40 reproduções

VÍDEO 00:01:54
André Calton - Hip hop | Mostra de dança #DireitoaCulturaNasQuebradas | 15º Festival de Verão UFMG
André Calton - Hip hop | Mostra de dança #DireitoaCulturaNasQuebradas | 15º Festival de Verão UFMG

André Calton é um dos artistas convidados da mostra de dança #DireitoaCulturaNasQuebradas, atividade do 15º Festival de Verão UFMG. O Festival é um evento cultural de caráter acadêmico e não possui finalidade lucrativa. Veja a programação completa em https://www.ufmg.br/festivaldeverao Fala do artista*: Seus objetivos só deixarão de ser simples objetivos quando se tornarem seus sonhos e se realizarem. E, para isso acontecer, não se deve ficar estacionado(a) e esperar que tudo caia do céu. Para alcançar aquilo que se deseja é necessário muita luta e garra. Os grandes sonhos nunca serão fáceis de serem realizados. Quando você percebe que seu esforço está além do limite, é aí que você deve se doar mais e mais. Esteja preparado(a) para o grande momento, só assim você perceberá que tudo valeu a pena e que, inclusive, faria tudo de novo se fosse preciso. A margem não pode interromper a sua expansão, assim como a gravidade nos puxa para a terra, da mesma forma devemos agir com os nossos sonhos e objetivos. Então faça o que tiver que fazer, seja o que quiser ser, esteja onde quiser estar. E só assim se sentirá realmente completo(a) e realizado(a)! *Os textos aqui expostos manifestam a opinião dos artistas.

22 reproduções

22 reproduções

VÍDEO 00:36:48
Mostra de coros universitários | 15º Festival de Verão UFMG
Mostra de coros universitários | 15º Festival de Verão UFMG

⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠O Ars Nova – Coral da UFMG, um dos mais importantes grupos corais brasileiros, há 62 anos em atividade, organiza a mostra com alguns dos trabalhos que vêm sendo realizados por diferentes grupos e corais de Minas Gerais. O objetivo é mostrar um panorama da música #coral universitária mineira, partindo da própria UFMG e viajando virtualmente por outras cidades e universidades. Entre os grupos convidados, estão dois coros que integram o Núcleo de Música Coral da Escola de Música da UFMG, coordenado pelo Prof. Arnon Oliveira: o Coral da Engenharia e o Coral da Faculdade de Letras da UFMG, regidos respectivamente por Carlos Morais e João Pedro Vasconcelos. Também se apresentam o Coral da Universidade Federal de Viçosa, sob a regência do maestro Ciro Tabet, o Coro Acadêmico da Universidade Federal de Juiz de Fora, sob a regência do maestro Willsterman Sottani, o Coral da Universidade Federal de Uberlândia, coordenado pela maestra e professora de canto Edmar Ferretti, e o Madrigal Renascentista da Universidade Federal de Alfenas, sob a regência do maestro João Pedro Boroni, além do próprio #ArsNova, regido e coordenado por Lincoln Andrade. O #Festival de Verão UFMG é um evento cultural de caráter acadêmico e não possui finalidade lucrativa. Veja a programação completa em https://www.ufmg.br/festivaldeverao

19 reproduções

19 reproduções

VÍDEO 00:32:49
Nos passos do Grupo Sarandeiros: 40 anos de histórias | 15º Festival de Verão UFMG
Nos passos do Grupo Sarandeiros: 40 anos de histórias | 15º Festival de Verão UFMG

⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠O 15º Festival de Verão UFMG e o 9º Congresso Brasileiro de Extensão apresentam "Nos passos do Grupo Sarandeiros: 40 anos de histórias". O grupo apresenta seis vídeos com coreografias desenvolvidas de forma remota pelos participantes ao longo do ano de 2020. As apresentações virtuais demonstram a diversidade cultural do Brasil, com traduções artísticas das danças brasileiras, resultado das ações do projeto “Dançando em casa com os #Sarandeiros”. Sarandeiros – em 2020, o grupo de #dança folclórica completou 40 anos de história como projeto de extensão na escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG. A pesquisa dos processos de criação artística em dança inspirada nas tradições e na memória coletiva das festas e folguedos brasileiros se iniciou em 1980. Em 1997, o pesquisador, professor e doutor em Artes Gustavo Côrtes assumiu o grupo na UFMG e realizou inúmeros trabalhos artísticos e acadêmicos, com destaque para 16 turnês internacionais representando a UFMG e o Brasil em festivais de dança e folclore. A direção artística é conduzida pelo professor, coreógrafo, artista e mestre em Educação: Petrônio Alves. Os ensaios conduzidos de forma híbrida, online e presencial com pequenos grupos, são coordenados pelos dançarinos e dançarinas: Marcos Liparini, Luiza Rallo, Mariana Gomes e Diego Marcossi, todos ex-alunos bolsistas de extensão da UFMG Além dos membros da direção, fazem parte do grupo 10 bolsistas de extensão e 60 integrantes artistas externos voluntários, ex-alunos e profissionais das mais diversas áreas. O #Festival de Verão UFMG é um evento cultural de caráter acadêmico e não possui finalidade lucrativa. Veja a programação completa em https://www.ufmg.br/festivaldeverao

33 reproduções

33 reproduções

VÍDEO 01:30:56
Encontro com Afrolíricas – Escrevivências | 15º Festival de Verão UFMG
Encontro com Afrolíricas – Escrevivências | 15º Festival de Verão UFMG

⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠Eliza Castro, Anarvore e Iza Reys, da coletiva #Afrolíricas, conduzem uma #RodadeConversa para discutir sobre as “escrevivências”: como expressar nossos direitos por meio da poesia e contar nossa história, seja ela em forma de relato, desabafo ou denúncia de fatos do nosso cotidiano, usando da palavra para gerar uma comunicação acessível. Logo em seguida, das 16 às 18h, acontece a #oficina gratuita de escrita criativa Líricas em Ação, aberta para as primeiras 25 pessoas que acessarem a sala do Zoom (link será divulgado durante a live do encontro). A oficina oferece certificação. Coletiva Afrolíricas ‒ Um trio formado por jovens negras, artistas independentes, residentes em Belo Horizonte. Organizadoras responsáveis pelo AfroSlam e pelo AfroSarau. As poetas Anarvore, Eliza Castro e Iza Reys acreditam no poder de transformação e emancipação por meio das palavras e na importância da união do povo preto.

85 reproduções

85 reproduções